sábado, 13 de junho de 2015

PLANO NACIONAL DE CINEMA: O Cinema está (sempre) à Tua Espera...


















Jorge Campos esteve no Cineclube de Amarante com uma plateia de 180 alunos e respectivos professores da Escola Secundária/3 de Amarante para apresentar o filme Aniki Bóbó de Manoel de Oliveira e dinamizar a sessão.
Atendendo à faixa etária dos alunos, referiu-se ao consumismo desenfreado e a-crítico das imagens em movimento, que passa pelo seu visionamento nos computadores...muitas vezes interrompido por outros afazeres e logo retomado. Falou sobre a importância da aprendizagem da leitura das imagens e contextualizou, ao nível da história do cinema, a criação de Aniki Bóbó como um dos filmes percursores do neo-realismo, referindo a particularidade do filme ter sido muito mal recebido aquando da sua estreia por ter sido considerado “escandaloso” pela relação triangular (Carlitos-Teresinha-Eduardinho) de que todo o argumento fílmico se alimenta.
Desvendou algumas das inúmeras conversas que manteve com Manoel de Oliveira - dado que eram vizinhos –, exaltando a originalidade, complexidade e genialidade do realizador.
Após a contemplação da obra cinematográfica, Jorge Campos afirmou que “um filme só pode ser analisado após ter sido visionado duas ou três vezes porque o olhar educa-se e opera por camadas cada vez mais profundas.” 
Interpelou os alunos sobre o perfil das personagens, o jogo de sombras, a importância da noite (despertadora de fantasmas e da transgressão) e o papel da consciência moral, explicando porque é que a história destes miúdos da zona ribeirinha de Porto-Gaia é, simultaneamente, pessoal e universal.
E o Duarte do 7.º B dizia-me, no final da exibição, “Para ser um filme a preto e branco e tão antigo...até foi interessante e engraçado.”
E creio que este é o objectivo primacial do PNC: desconstruir preconceitos. Preconceito de que os filmes de Manoel de Oliveira são “chatos”. Preconceito de que um filme a preto e branco não pode ser fruído ou alvo da experiência estética dos jovens.
E esta aprendizagem perdurará nos alunos. Sinto que a próxima vez que visionarem um filme do Mestre será antecedida por um desmesurado entusiasmo.
No final da sessão, um grupo de alunos do 10.º ano, turma de Artes Visuais, aproveitou o privilégio que constitui a presença de Jorge Campos e prolongou a conversa sobre o filme.
Confesso que a reacção dos jovens dos 12 aos 15 anos ao filme foi notável e absolutamente singular: um longo aplauso em uníssono fez-se ouvir na sala de Cinema Teixeira de Pascoaes. E Jorge campos, antes de tecer quaisquer considerações sobre o filme e colocar questões aos alunos, disse-lhes que nunca em momento algum, após as inúmeras exibições a que assistiu do filme, tinha presenciado tal ovação. Manoel de Oliveira merece. Jorge Campos também. Obrigada.

Elsa Cerqueira,
Coordenadora do PNC, ESA



Nota: Quero agradecer aos professores Helena Carvalho, Manuel Augusto, Bruno Teixeira, Sandra Santos, Paulo Sousa, o facto de terem acompanhado os seus alunos ao cinema. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue