segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O holocausto. Por Bárbara Silva, 8º A

"O holocausto

Soldados Americanos como Tony Azevedo, Ed Slotkin e Norman Fellman contaram-nos a experiência pela qual foram obrigados a passar.

No inverno de 1944, o exército nazista alemão contra-atacou os americanos na batalha de Ardeles, até que a um dado momento os alemães surpreenderam os americanos aparecendo com um tanque de guerra! Mas, havia um problema! Os soldados americanos tinham ficado sem munições o que os levou a terem que se render aos alemães.
Cerca de vinte e três mil americanos foram levados para um campo de concentração máxima em Berga, onde foram aprisionados juntamente com judeus e separados de acordo com a sua região.

Nesse campo de concentração máxima, tanto judeus como americanos foram torturados, humilhados, escravizados e mortos.
Todos os dias eram obrigados a trabalhar até morrer, trabalhavam em grutas onde muitos morriam sufocados pela poeira, passavam várias horas sem comer, sem beber e chegavam a perder vinte a trinta quilos de peso.
Pessoas que se encontravam completamente desnutridas, pois eram expostas, todos os dias, a condições desumanas e favoráveis ao aparecimento de doenças graves devido à falta de higiene. Muitos chegavam a ganhar piolhos que passavam de uns para outros. Como não tinham o que comer alimentavam-se dos próprios piolhos para não morrerem à fome.
Se alguma coisa corresse se mal, tanto os americanos como os judeus sofriam as represálias (eram espancados e, muitas vezes, mortos pelos alemães).

Passaram-se dois meses e os americanos e judeus começavam a ficar sem esperanças de sair dali. Mas, a uma dada altura, o exército americano preparava-se para atacar os alemães e foi nesse dia que tanto os americanos como judeus perceberam que finalmente seriam pessoas livres!
Uma experiência traumática e aterradora perceber que de um dia para outro a nossa vida pode mudar radicalmente! Não sei se teria a mesma força e bravura que muitas daquelas pessoas tiveram ao conseguir passar por aquilo e, mais tarde, contar-nos essas vivências e torturas a que foram sujeitas.

Muitos desses momentos aterradores foram registados num diário por alguns homens que por aquilo passaram. Essa é a prova para mostrar a muita gente que pensa que isto nunca aconteceu! Na verdade, isto aconteceu tanto com soldados americanos como judeus, que foram vítimas do holocausto.

Muitas pessoas pensam nos americanos como libertadores, mas ninguém pensa nos americanos como vítimas do holocausto!"
Bárbara Silva, 8º A

________
A Biblioteca Escolar agradece à Prof. Teresa Mafalda e à Bárbara Silva este trabalho.Parabéns. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue