sexta-feira, 8 de maio de 2015

Comemoração do Dia da Europa












O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, o Dia da Europa é hoje um dos símbolos da união europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos. Considerados de grande importância para a identidade europeia, os principais símbolos europeus são: a bandeira, o hino, o lema, a moeda e o dia da europa.
No dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos negócios estrangeiros, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço. Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da união europeia, os chefes de estado e de governo, na cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa". Atualmente, verifica-se uma necessidade avultada em fazer prevalecer esta comemoração não só pela decadente conjuntura financeira, mas acima de tudo pela falta de confiança nas instituições que representam os cidadãos. O clima de crise que se vive supera qualquer necessidade monetária. Episódios recentes reiteram o objetivo de promover a cooperação das várias nações. 
A liberdade, a igualdade e a solidariedade não serão consagradas enquanto os homens não se sentirem cidadãos detentores de direitos e deveres. Para que isso aconteça antes de mais é necessário que se proceda a uma análise coletiva da sociedade em que nos vemos inseridos e para a qual pretendemos contribuir beneficamente. Um pouco por toda a Europa se comemora o dia 9 de maio como um dia plural, com um valor histórico e moral. 
A ESA não é exceção e neste ano comemora, mais uma vez, a data contando com a participação ativa dos alunos do ensino básico e secundário e profissional.

Débora Gonçalves, nº11, 12ºClh2

Parabéns ao grupo disciplinar de Geografia e aos alunos envolvidos por esta iniciativa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue