quarta-feira, 7 de março de 2018

DIa da Mulher: 8 de março


"Como mulher eu não possuo país. Como mulher o meu país é o mundo."
Virginia Woolf





_________________________________________________________

Para pensares: 

O  Dia Internacional da Mulher é marcado por manifestações a favor da igualdade de género. Uma das principais reivindicações que marcam essa data é em relação ao dia de trabalho das mulheres nas fábricas texteis europeias e americanas no início do século XX, ao direito ao voto e assim por diante.
Aliás, nem sempre o Dia da Mulher foi comemorado no dia 8 de março, sabias? 
Já foi comemorado no dia 25 de março. Esse dia foi um marco  trágico na história: em 1911, um incêndio deflagrou numa fábrica textil de Nova York, devido às más condições das instalações e 130 operárias ficaram carbonizadas.
Por quê o dia 8 de março?
Com o passar do tempo,  outros eventos relacionados com as reivindicações femininas, além das lutas feministas, interferiram na escolha da data em que se comemoraria o Dia da Mulher internacionalmente.
A escolha do 8 de março, por exemplo, deu-se após uma manifestação, na Rússia, contra o Czar Nicolau II, em 1917, ainda durante a Primeira Guerra Mundial. Estima-se que, na época, 80 mil mulheres se uniram em protesto contra as péssimas condições de trabalho do país, contra a fome que a maior parte da população enfrentava e contra a participação da Rússia no conflito armado.
O protesto que ficou conhecido como "Pão e Paz" acabou  por simbolizar o Dia da Mulher.
Só em 1945 é que a ONU assinou o primeiro acordo internacional que garantia a igualdade entre homens e mulheres. E a oficialização internacional de 8 de março como o Dia da Mulher só foi reconhecido pela ONU em 1977.



Sem comentários:

Enviar um comentário