sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O que os alunos pensam...



«O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens fazem.»

B.F. Skinner




«Antes de problematizar a utilidade, ou não, da Filosofia na existência do ser humano temos de nos questionar: O que é a filosofia? O que é filosofar? Quem são os filósofos?Filosofar é preocupar-se com as questões essenciais. É desassossegar o mundo com questionamentos fundamentais: Por quê? Como? Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que são a verdade, o tempo, o conhecimento e a existência? É inconformismo pois implica questionar os dogmas, procurar as respostas a estas questões insondáveis. 
A filosofia desenvolve a nossa consciência crítica e reflexiva, questiona a humanidade e a sua desrazão, a ‘validade’ e o vazio da vida.
Os filósofos são sábios devido à sua perceção do mundo, são capazes de olhar em torno de si e perguntar, procurar respostas. A filosofia ajuda a melhorar o mundo? A filosofia realiza-nos?
Efetivamente, não adianta a crença num mundo melhor se não fizermos nada para o melhorar, se apenas acreditarmos em conceitos como esperança e utopia. É preciso indignar-nos. Somos todos seres humanos com capacidade crítica e reflexiva, e essa é a nossa maior tarefa: usar toda a nossa capacidade cognitiva a fim de desassossegar os homens e instigá-los a pensar na sua condição de existência e procurar o sentido da nossa passagem neste palco da  maravilha e da miséria: a existência.
O sentido da existência é viver. Todos existimos, mas será que todos vivemos? Para vivermos temos que nos realizar enquanto homens. Não podemos abandonar-nos à comodidade existencial. Todos temos um coração capaz de sentir, a força e a beleza da sensibilidade e dos argumentos...»

 Ana Margarida Cardoso, 11º CT3
 
Nota: reflexão escrita em contexto de sala de aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue