quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson Mandela (1918-2013)

mandiba«Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918, na vila de Qunu, distrito de Umtata, Transkei. Era de origem Xhosa (etnia), na infância tornou-se no primeiro membro de sua família a frequentar a escola.
Aos 19 anos mudou-se para Fort Beaufort para estudar e praticar desporto como boxe.Tinha o objetivo de se tornar bacharel em direito. Integrou-se no movimento estudantil lutando contra as políticas universitárias, tendo sido expulso da universidade. Foi obrigado a concluir o curso por correspondência pela Universidade da África do Sul.
Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942, lutando contra o aparthaid, criando a Liga Jovem do CNA em prol dos direitos dos negros. Em 1955 participou do Congresso do Povo e da publicação da Carta da Liberdade anti-apartheid. Na década de 60 participou em lutas armadas, sendo preso em agosto de 1962.
Em 1964 foi condenado a prisão perpétua. Ficou preso durante 27 anos. Em 1985, não aceitou a liberdade em troca de renunciar a luta anti-apartheid. Alcançou a liberdade em 11 de fevereiro de 1990, depois de forte pressão internacional e campanha do CNA, aos 72 anos. Recebeu o prémio Nobel da Paz em 1993, junto com o então presidente sul-africano Frederik de Klerke.
Primeiro presidente negro do país, eleito em 1994, presidiu a África do Sul até 1999. Depois da presidência continuou o seu trabalho em defesa dos direitos humanos. Em 2004 começou a afastar-se da vida pública mantendo a sua atitude participativa no combate à sida.
Faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, por doenças respiratórias adquiridas no período em que esteve preso.

                                                                                             Pedro Rebouças», Texto adaptado
 
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou ainda pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
                               Nelson Mandela


Filme sugerido pela BE:





O filme Invictus (2009), de Clint Eastwood, narra a história das motivações que levaram Nelson Mandela e os Springboks à triunfante vitória da África do Sul no campeonato do Mundo de Rubgy de 1995.
Nelson Mandela acreditava que poderia unir o povo através de uma linguagem universal: o desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue