terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Clube de Leitores de Amarante (CLA)





 Nasceu o Clube de Leitores de Amarante.  No dia trinta de novembro, pelas dez horas e trinta minutos reuniu, informalmente, no Largo Café, um grupo de pessoas  - João Silva, Elsa Cerqueira, Regina Sardoeira, Abel Coelho, Isabel Araújo, Filomena Morais, Jorge Carneiro -,  munido com uma vontade hercúlea e uma sensibilidade assaz peculiar: o gosto pela leitura. Ainda que o ato de ler possa ter na sua génese uma atitude profundamente solitária, a leitura será mais  enriquecedora quando cede lugar à troca ou partilha de percepções críticas, interpretações e emoções que as obras suscitam. Saber ouvir é cúmplice do saber ler. Não ouviremos o autor através da leitura da sua obra?
Um livro que não é lido é esquecido, um nado-morto. Um livro folheado, discutido e partilhado é um livro amado e vivo.
Quem poderá pertencer ao CLA?
Todos os que sentem prazer na/com a leitura e também todos aqueles que não sentindo especial aptidão para o exercício de tal competência, desejem nutrir e educar esse gosto, essa sensibilidade. 

A BE deixa o endereço de e-mail do propulsor deste projeto, João Pereira da Silva, caso pretendam aceder a mais informações: jjsps1@gmail.com

«Num país em que a leitura de um livro é um achado, mormente nas camadas jovens absorvidos pela escrita light que vão dedilhando nos telemóveis em mensagens as mais encriptadas que se possam enviar; a par de um alheamento paternal na cativação para a leitura (e escrita), como não provocar em nós mesmos a aproximação a elas por intermédio de um CLA que poderá ser bem-aventurado?»
João Pereira da Silva

2 comentários:

  1. Cara amiga Elsa
    As suas palavras são suficientemente esclarecedores sobre a forma de como iremos - eu creio que assim será - aprofundar a leitura.
    Reclamo para mim o aforismo de que: LER (E PENSAR) É NAVEGAR SEM SAIR DO PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos, como eu gostaria de vos acompanhar!!! Só que o meu tempo não estica e não posso descurar o meu trabalho pessoal de preparação das aulas, o meu trabalho na escolinha... que é muito e não acaba nunca. Talvez mais tarde, com mais disponibilidade de tempo...
    Beijo grande para todos e votos de excelentes leituras!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue