quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Ler


"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."
                                                            Jorge Luis Borges

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Dia da Biblioteca Escolar


E o dia da Biblioteca Escolar, 24 de outubro,  comemorado com a colaboração do Plano Nacional de Cinema, proporcionou a alunos de várias turmas do 10.º ano a contemplação de um filme muito especial "La tête en friche/As minhas tardes com Margueritte" de Jean Becker, 2010, uma adaptação cinematográfica da obra literária homónima da autoria de Marie-Sabine Roger. 
Margueritte ensina Germain Chazes  a ler porque "ler também é  escutar”.



E  que dizer sobre o Dicionário? 

“Com um dicionário viaja-se de palavra em palavra. Perdemo-nos no labirinto. Fazemos pausas, sonhámos.”
Margueritte

“As outras variedades de tomate não cresceram no dicionário. (...)
Não encontro as palavras difíceis e quando as encontro não concordo com elas.”
Germain Chazes

Agora, está em curso o trabalho invísivel de descodificação fílmica porque um filme é um ponto de partida, nunca de chegada. 











segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Revista do centro de Formação



A revista digital do Centro de Formação dedica este último número aos 20 anos da RBE. Vamos ler?

"Aprende a descodificar a BE"







No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a BE acolhe as turmas dos 7.º e 10.º anos. O objetivo é tornar os nossos utilizadores autónomos e críticos perante o mar de informação de que dispõem. 
A formação dos alunos de 7.º ano já começou e prosseguirá com a colaboração dos docentes de Português. O nosso lema é " Aprende a descodificar o teu mundo".

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

"Aprende a Descodificar o Filme"



O Plano Nacional de Cinema da E.S.A. associa-se à comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo tema é "Aprende a descodificar o teu Mundo". [14:40 ]



terça-feira, 18 de outubro de 2016

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mês da BE: Paulo Peixoto premiado (Concurso Canguru Matemático)


Aluno da ESA dá salto de marsupial 


 O aluno, Paulo Peixoto, atualmente no 10.º CT1, conquistou, no final do ano letivo anteior, o 17.º lugar na categoria Cadete, que contou com 4952 participantes a nível nacional, no Concurso Canguru Matemático.
 A organização deste concurso esteve a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática. A atividade, que foi dinamizada na escola pela professora Margarida Moreira, enquanto membro da equipa da Biblioteca Escolar, e pelo grupo disciplinar de Matemática, coordenado pelo professor António Cardoso, contou com a participação de 61 alunos, nas diversas categorias existentes.
  A entrega do prémio e do certificado de classificação no concurso realizou-se hoje, dia 6 de outubro, pelas 9:20 horas, enquadrando-se nas atividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
  Todos os alunos que participaram no Canguru podem aceder aos resultados e imprimir os certificados de participação/classificação a nível nacional e a nível de escola, acendendo à página electrónica http://www.mat.uc.pt/canguru/
    A equipa da BE congratula-se com o excelente resultado!


Mês Internacional da Biblioteca Escolar: "Aprende a descodificar o teu mundo"



Eis o programa do Mês Internacional da BE na ESA. Participa. A tua BE merece!


Arquivo do blogue