O Concurso «Ler é uma Festa» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, e enquadra-se na 8ª Edição da Semana da Leitura cujo tema
é a Língua Portuguesa.
O Concurso desenvolve-se no quadro dos objetivos definidos para a Semana da Leitura 2014, isto é:
- promover o gosto pela leitura, sublinhando as dimensões de prazer e de festa;
- dar visibilidade à leitura e à escrita, na comunidade escolar;
- desenvolver a transversalidade curricular, promovendo o trabalho colaborativo e um conjunto articulado de saberes, da língua portuguesa, às ciências e às artes;
- estimular a imaginação e o trabalho em equipa entre docentes e entre crianças e os jovens.
O público-alvo do concurso é constituído pelas crianças da educação pré-escolar e pelos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.
A abrangência e a diversidade de sentidos implicados na celebração de 800 anos de textos em língua portuguesa constituem um inegável estímulo para a criatividade de alunos e de professores, contribuindo para que as escolas criem festas da leitura originais e mobilizadoras das comunidades locais.
Os trabalhos a realizar, nas escolas não agrupadas ou nos agrupamentos, pelas crianças da educação pré-escolar e pelos alunos dos ensinos básico e secundário devem:
- traduzir, retratar e explicar formas de concretização da festa da leitura na escola/ no agrupamento de escolas;
- assumir o formato que for considerado mais adequado para ilustrar o desenvolvimento de iniciativas e atividades no âmbito da Semana da Leitura;
- mostrar os contributos de várias áreas do saber e de diferentes projetos que celebrem a festa da leitura.
Cada agrupamento ou escola não agrupada deve selecionar os trabalhos realizados pelas crianças e pelos alunos, escolhendo um trabalho para a educação pré-escolar e um trabalho por cada nível/ciclo de ensino para apresentar a concurso (educação pré-escolar/ 1º ciclo do ensino básico/ 2º ciclo do ensino básico/ 3º ciclo do ensino básico/ ensino secundário).
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